Geral SharePoint SharePoint 2013

Recuperando posts de um Blog utilizando o Microsoft Flow e armazenando em uma lista do SharePoint

Olá pessoal!

Hoje vamos ver mais um exemplo de utilização do Microsoft Flow integrado ao SharePoint, a ideia é cada vez mais conhecermos a potencialidade do Microsoft Flow integrado ao SharePoint, visto que existe a possibilidade do Flow ser um auxiliador grande nos fluxos dos novos ambientes, pricipalmente com a integração do Office 365 com as demais ferramentas que mais utilizamos hoje em dia.

Já fiz outro post falando sobre a integração do Microsoft Flow com o SharePoint integrado ao Facebook, você pode conferir clicando aqui.

A ideia nessa postagens é recuperarmos os posts de um blog via RSS e salvar esses posts dentro de uma lista do SharePoint. Para isso, vamos criar uma lista personalizada no nosso portal SharePoint chamada de Posts do Blog.

Nessa lista, vamos criar o campo Resumo (Múltiplas linhas) e o campo Link (Texto de uma linha mesmo).

Agora, vamos até o Microsoft Flow para começarmos o desenvolvimento do nosso fluxo. Abra o flow pelo link https://flow.microsoft.com.


Vá no menu “Meus fluxos” no canto superior esquerdo:

Clique em Criar a partir do zero:

Vamos criar um modelo de fluxo que rode de forma agendada, de tempos em tempos, utilizando o gatilho chamado Agendar:

Com esse gatilho, vamos colocar a ação de Agendar – Recorrência, ou seja, vamos configurar para que esse fluxo seja executado com a frequência que configurarmos.

Vamos configurar a frequência e o intervalo que o fluxo vai ser executado:

Agora, vamos adicionar as etapas responsáveis por apagar os posts da lista de Postagens (caso existam), assim, vamos sempre limpar a lista antes de adicionar novamente para não termos conteúdo duplicado.

Primeiro, vamos adicionar uma etapa para Obter os itens da Lista do SharePoint de postagens de blog. Clique em Nova Etapa, em seguida em adicionar ação:

Procure a ação do SharePoint, Obter itens:

Agora vamos configurar o site e a lista de postagens de blog:

Vamos agora adicionar uma ação de repetição para que possamos percorrer todos os itens encontrados na ação de Obter Itens e excluí-los.

Clique em Nova etapa, em seguida nos três pontinhos e em seguida em “Adicionar uma opção aplicar a cada”, essa etapa faz com que o bloco que esteja dentro dessa etapa seja executado a cada condição satisfeita que configurarmos.

No campo de Selecione a saída das etapas anteriores, selecione a saída de dados da ação de Obter Itens acima:

Vamos adicionar uma ação dentro desse bloco de repetição para excluir cada item que for encontrado.

Adicione a ação de Excluir Item:

Digite o endereço do site e escolha a sua lista de postagens de blog, no campo ID vamos colocar o ID do item atual da nossa repetição, ou seja, o bloco de repetição irá ler cada item da lista no SharePoint e com essa ação, vamos pegar o ID do item atual dessa repetição para que possamos passar para o comando de exclusão.

Veja que a opção ID vem da opção Obter Itens.

Agora vamos adicionar a etapa para recuperar a lista de postagens do RSS do meu blog, vá em Adicionar etapa, procure por RSS e adicione a ação de Lista de todos os itens do RSS feed:

Agora preencha a url do RSS do blog que você deseja recuperar, no meu caso vou colocar o RSS feed do meu blog https://douglasromao.com/feed :

Vamos adicionar uma ação de Criar Item no SharePoint, automaticamente você verá que o Flow vai adicionar um bloco de repetição para que seja criado um item no SharePoint para cada item de post que for encontrado no RSS.

Coloque a url do SharePoint e selecione a lista de Postagens de Blog, e posteriormente vamos selecionar os campos que desejamos salvar:

Para Titulo, selecione o Titulo do feed:

Para Resumo, selecione o Resumo do feed:

Para Link, selecione o Link do feed:

Assim, ao criar o item no SharePoint, o flow irá salvar as informações encontradas no post dentro da lista.

Vamos dar um nome para nosso fluxo e clicar em Criar fluxo:

Ao concluir, o fluxo será executado e pronto! Já podemos ver o resultado na nossa lista do SharePoint:

Por hoje é isso pessoal, podemos ver que há ainda muitos recursos que podemos aplicar do Microsoft Flow juntamente com o SharePoint! Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s