Geral

[Dev] Criando um portal “modern” no SharePoint utilizando REST API

Olá Pessoal!

Hoje vamos criar um projeto console application no visual studio que servirá como um código de utilidade para criarmos portais SharePoint em nosso Tenant Office 365  já utilizando todo o modelo Modern nele, ou seja, ele virá com o visual todo no novo modelo de portais do SharePoint.

Esse post foi baseado no post da equipe de SharePoint da Microsoft e você pode encontrar o post original direto no GitHub do PnP de SharePoint através do link https://github.com/SharePoint/PnP/tree/master/Samples/Provisioning.Modern.Console.RESTAPI

Nesse post vou explicar um pouco do que vamos fazer nesse código e também no meu GitHub publiquei a solução traduzida para o português com os comentários de como fazer cada coisa e também com algumas mudanças.

O link do código fonte no meu GitHub é o https://github.com/douglasromao/Provisioning.Modern.Console.RESTAPI

No geral, vamos criar uma solução no Visual Studio do tipo Console e vamos precisar utilizar a DLL do Microsoft SharePoint Client (no projeto Git já tem a DLL caso precise fazer o download)

O projeto é constituído da classe Program.cs (padrão de projetos console) e mais 3 (três) classes auxiliares.

Na Program.cs, temos os códigos responsáveis por coletar as informações que o usuário digitará de parametrização e também as requisições das classes auxiliares.

Temos também uma classe chamada ModernSiteCreator.cs, utilizada para parametrizar as operações com o REST API do SharePoint, conexão e demais ações.

Dentro da pasta Classes, colocamos duas classes, a ContextInformation que é responsável só para organizarmos as informações de contexto do SharePoint e também a classe SiteEntities que é para armazenar as informações e parâmetros para requisição da criação do site no SharePoint.

Ao rodar o projeto, o console vai solicitar as informações necessárias para a criação do portal, preencha e ao fim ele vai criar o portal.

1

2

Olhando o código você vai ver que está bem comentado e tentei traduzir tudo e explicar alguns pontos para facilitar o entendimento e para que você consiga entender como funciona a conexão com REST API, requisição da criação do portal e demais coisas.

Caso tenham alguma dúvida ou dificuldade é só mandar nos comentários.

Até a próxima!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s