Geral SharePoint SharePoint 2013 Tecnologia

[Dicas Rápidas] Criando documentos do Word no SharePoint a partir de um modelo

Olá Pessoal!

Venho trazer mais uma dica rápida (aliás a ideia é começar a fazer uma quantidade maior de posts de coisas mais simplificadas visto que em português não temos muitos conteúdos assim) e vamos falar de como podemos criar documentos do Word no SharePoint (no nosso exemplo o SharePoint Online) com base em um modelo pré-definido de forma bem simples.

Para isso, abra uma biblioteca de Documentos no seu SharePoint e através da Ribbon, clique em Biblioteca e em seguida em Configurações da Biblioteca:

Vá em Configurações Avançadas:

Dentro das configurações avançadas, temos uma seção chamada Modelo do Documento, com uma url de um modelo do Documento.

Nesse campo você pode utilizar a URL de um modelo já existente (um documento com a extensão dot ou dotx que poderia estar em outra biblioteca de modelos no SharePoint), mas deixaremos para utilizar esse recurso outro post.

Por padrão o SharePoint já traz um modelo em branco e podemos editá-lo para deixar no formato que desejarmos. Clique me Editar Modelo.

*no geral, deveria funcionar no Google Chrome mas o melhor funcionamento de funções relacionadas à ferramentas do office é no Internet Explorer

O word local (da sua máquina) irá abrir com o modelo de documento em branco e você pode editar para deixá-lo no modelo que melhor atender às suas necessidades.

Nesse exemplo ainda não vamos trabalhar com a integração de colunas do SharePoint dentro desse documento modelo para que as informações sejam sincronizadas com as colunas da biblioteca, mas já dá para automatizar um modelo de criação de documento sem termos que ficar copiando e colando dados em todos os documentos que criarmos.

Após editarmos e deixarmos no modelo que desejamos, vamos clicar no botão de salvar. Você verá no canto inferior direito que ele já irá carregar diretamente no SharePoint esse modelo:

Agora, voltando à nossa lista, vamos criar um documento com base nesse modelo que criamos. Através da Ribbon, vá em Arquivos, clique em Novo Documento e no menu que irá se abrir, clique em Novo Documento novamente:

Caso as configurações da sua biblioteca estiverem marcados para abrir o Documento no próprio navegador, um novo documento com base no modelo que desenvolvemos será criado e será aberto no seu navegador, e caso as configurações da sua biblioteca estiverem marcadas para abrir o Documento no editor client, irá abrir o word da sua máquina com o novo documento criado.

Pronto! Assim temos uma facilidade na criação de documentos com base em um modelo de forma simplificada.

Em breve farei um post sobre como podemos criar modelos mais complexos de documentos utilizando dados da coluna da biblioteca do SharePoint.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s