SharePoint SharePoint 2013

[Dicas Rápidas] Modificando a audiência de uma webpart no SharePoint

Olá Pessoal!

Venho trazer hoje para vocês uma dica rápida e muito útil sobre como podemos modificar a audiência de uma webpart no SharePoint, fazendo com que somente algumas pessoas ou grupo de usuários do SharePoint tenham acesso à visualização dessa webpart.

A audiência no SharePoint basicamente é o modelo de permissionamento de algo, e temos um recurso ao editar uma webpart onde podemos setar um grupo do SharePoint ou uma pessoa (usuário) do SharePoint para visualizar essa webpart. Podemos utilizar esse recurso para criar uma página personalizada com webparts pré-definidas para cada perfil de usuário na nossa intranet.

Vamos lá!

No seu portal SharePoint, vá até a página onde deseja adicionar a webpart.

1

Na ribbon, vá no menu Página e clique em Editar Página (ou você pode fazer isso pelo menu de ações do site no canto superior direito também)


2

Vamos clicar em Adicionar webpart:

3

Procure pela webpart que você deseja adicionar, selecione-a e clique em Adicionar (em nosso exemplo aqui vamos colocar uma webpart de uma biblioteca de documentos):

4

Ao adicionar a webpart, no canto direito dela clique na setinha e em seguida em “Editar Web Part”:

5

Ao editarmos a webpart, aparecerá um menu de contexto na lateral direita da página, vá até o menu “Avançado” e clique nele:

6

Rolando a página no menu de contexto da lateral direita, dentro da parte “Avançado”, vamos encontrar o campo de audiência da WebPart chamada de “Público Alvo”. É nesse campo que vamos colocar qual grupo nós queremos que tenha acesso à essa webpart.

Por padrão todos os grupos de usuários possuem acesso à visualizar a webpart e a partir do momento que você coloca alguma valor nesse campo, o SharePoint identifica que somente esse(s) grupo(s) poderá(ão) ter acesso à visualizar a webpart.

7

Digite o nome do grupo que deseja adicionar como Público alvo (No meu exemplo vou colocar o Grupo padrão do SharePoint chamado de Membros do Site) e clique em Ok:

8

Vamos parar a edição da página:

9

Pronto! Como o meu usuário ainda não está no grupo de Membros do Demo, que foi o grupo que colocamos como público alvo, ainda não estou vendo a webpart:

10

Assim que colocamos o meu usuário dentro desse grupo de usuário do SharePoint a webpart aparece:

11

Viu? de forma simples e fácil podemos criar controles de permissão e audiência no SharePoint para ter páginas personalizadas com conteúdos de acordo com as regras de segurança da nossa empresa.

Esperto que tenha sido útil e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.