Geral SharePoint Tecnologia

O que é o SharePoint Framework?

É o novo framework desenvolvido pela Microsoft (e que até o momento que estou escrevendo esse post está em preview) com o conceito de inovação e transformação no modelo de desenvolvimento para SharePoint, fazendo com que tenhamos um suporte aprimorado para o desenvolvimento do lado client da plataforma, possibilitando inclusive a integração e utilização de ferramentas OpenSource para o desenvolvimento de aplicações.

sharepoint-framework

A ideia é que podemos trabalhar, tanto desenvolvedores de tecnologias Microsoft, como desenvolvedores não-Microsoft de forma integrada e sendo mais produtivos desenvolvendo aplicações mobile first com SharePoint com um modelo de desenvolvimento que não depende apenas de .NET.

the-sharepoint-framework-an-open-and-connected-platform-2

Como podemos ver no gráfico acima, o foco maior é fazer com que o modelo client side de desenvolvimento seja consolidado com as tecnologias de mercado e principalmente com foco no usuário final, sem fazer com que os desenvolvedores percam de utilizar as melhores ferramentas e as que melhor permitam experiência de testes, build e deploy.

Podemos utilizar as APIs REST do SharePoint e hosperdar dentro do próprio ambiente assim como as Apps SharePoint Hosted, mantendo assim contexto, autenticação, permissionamento e outros recursos  próprios do SharePoint, pensando na plataforma On-Premisse e também no SharePoint Online.

O modelo de desenvolvimento vai além, utilizando cada vez mais o Typescript para facilitar a estrutura de código para os desenvolvedores que vem do mundo orientado a objeto e tem problemas em trabalharem com o javascript em seu formato puro, e além disso, podemos trabalhar com as novas formas de integração de APIs REST do SharePoint, Office 365 (Principalmente o Microsoft Graph) e utilizando o padrão de mercado com Oauth, REST, Webhooks, SDKs de desenvolvimento nativo mobile e muito mais.

Nova experiência de páginas no SharePoint

Um dos componentes do SharePoint Framework (que inclusive já está disponível em alguns tenants do Office 365) é a nova experiência de Modern Pages do SharePoint, que é uma nova experiência para as páginas do SharePoint, começando pela sua estrutura e incluindo também a sua forma de experiência para o usuário final e customização utilizando Javascript e outros frameworks.

the-sharepoint-framework-an-open-and-connected-platform-3

Tenho certeza que teremos muitas novidades ainda nesse modelo de desenvolvimento (principalmente por ele ainda estar em preview) então vamos aguardar essas novidades!

Enquanto isso, vamos ter alguns posts sobre o SharePoint framework aqui para vocês irem acompanhando, fiquem ligados!

Referências: 

https://blogs.office.com/2016/05/04/the-sharepoint-framework-an-open-and-connected-platform/

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s