Geral

Design Especializado para SharePoint

A apresentação de um site ou portal é o cartão de visitas ou o escritório online de uma empresa, então a utilização de um design especializado para o SharePoint é algo primordial e bem requisitado por empresas hoje em dia.

O designer SharePoint é o tipo do profissional que ainda é pouco encontrado no mercado, então aqui vai uma dica de oportunidade de negócios para você profissional de design ou para você empresa de design que busca novas oportunidades.

Algumas perguntas são frequentemente feitas quando estamos falando de Design especializado para o Microsoft SharePoint como, o SharePoint tem estrutura própria de HTML e CSS? O SharePoint é baseado em CrossBrowser (item imprescindível nos dias de hoje), o que se precisa saber para trabalhar com Design para SharePoint? e outras perguntas do tipo que podem ser respondidas de forma simples e rápida:

  • Sim, o SharePoint tem a estrutura HTML/CSS própria, com conceito de MasterPage, conceitos de modelo de CSS e temas pré-definidos, o que temos de fazer é entender essa estrutura e criar o nosso modelo  baseado nas necessidades de nosso cliente.
  • O Microsoft SharePoint 2010 tem sim suporte CrossBrowser na sua estrutura básica, o Microsoft SharePoint 2007 por sua vez não tinha, a estrutura não era tabless.
  • Para trabalhar com Design para SharePoint é necessário conhecimento de estruturas HTML, Asp.NET, MasterPages, CSS e dependendo da necessidade do cliente um Javascript, Jquery.

Engana-se quem diz que logo de primeira um designer com expetise em HTML/CSS já é especialista em Design SharePoint, o Design para SharePoint tem toda uma estrutura, uma modelagem e melhores práticas para que possa ser utilizado da melhor forma e com melhores resultados.

 

Vamos conhecer um pouco então da estrutura básica do design para SharePoint 2010:

Basicamente essa é a estrutura para o desenvolvimento de Design para SharePoint 2010, explicando a estrutura:

A Última camada, a mais robusta é a ferramenta que utilizamos para o desenvolvimento de Design para SharePoint 2010, que é a ferramenta da própria Microsoft, chamada SharePoint Designer 2010.

Dentro dessa ferramenta é possível trabalhar toda estrutura SharePoint, criar conteúdos, estruturar listas e bibliotecas e trabalhar com Workflows e algumas outras funcionalidades de permissão e controle de versão do SharePoint, mas o principal foco aqui é falar sobre o desenvolvimento de Design especializado para SharePoint com essa ferramenta.

Através do SharePoint Designer conseguimos criar os arquivos CSS, trabalhar a estrutura da MasterPage SharePoint, construir soluções javascript para incorporar a páginas e trabalhar todo conjunto de Design, pois o SharePoint Designer é também e principalmente um Editor de linguagens Web especializado na tecnologia SharePoint.

No SharePoint trabalhamos o conceito de MasterPages e Páginas ASP.NET, que é a segunda parte da nossa estrutura. Usaremos as MasterPages para criação de modelos de páginas para facilitar na hora do estabelecimento de um padrão, e as páginas serão de conteúdo definido com base em necessidades estabelecidas.

As duas frentes que temos acima das MasterPages e Páginas ASP.NET, são os Temas CSS padrão do SharePoint e a estrutura HTML para MasterPages.

TEMAS CSS PADRÃO DO SHAREPOINT

O SharePoint já vem com um design próprio, mas podemos criar temas, ou até mudar o tema já existente pelas configurações do portal. Porém como na maioria das vezes nós como designers precisamos desenvolver algo novo e envolvente para as necessidades do cliente, vamos partir do pressuposto que iremos criar um novo tema.

Os temas CSS padrão do SharePoint nada mais são que arquivos CSS referenciados na MasterPage do portal que atribuem notações CSS para os componentes SharePoint na tela.

Para estudar sobre as referencias e notações do CSS padrão do SharePoint, nomes de classes padrão do SharePoint e como alterá-las, os links abaixo são ótimas dicas:

http://sp2010notes.wordpress.com/sharepoint-2010-css-chart/
http://sharepointexperience.com/csschart/csschart.htmlAltamente recomendado!

Muitos designers por precisar mudar algo rapidinho normalmente mexem direto no arquivo Core.css, que é o arquivo que contém todas as referências de classes de objetos dentro do SharePoint, mas isso NÃO É RECOMENDADO. Primeiro por que é o arquivo padrão do SharePoint e com qualquer atualização ele é atualizado também e por que a ideia é ter uma administração para as mudanças para haver uma melhor organização de dados alterados, por tanto como MELHOR PRÁTICA, recomendo a criação de um arquivo CSS próprio, e ali sobrescrevemos as notações CSS para obter o resultado que queremos.

 

MASTERPAGE E ESTRUTURA HTML DO SHAREPOINT

A estrutura HTML feita para o SharePoint 2010 é desenhada já usando os conceitos de tabless, proporcionando melhor padrão para CrossBrowser, coisa que não era contemplado no conceito de design do SharePoint 2007.

A estrutura da MasterPage do SharePoint precisa ser estudada pois contém componentes importantes e necessários para que ele trabalhe corretamente e componentes que serão necessários para o seu cliente.

Uma das boas dicas para começar a desenvolver MasterPages para SharePoint é entender os componentes e suas aplicações dentro para estabelecer o que é e o que não é necessário para o seu cliente, baseado nisso você poderá esconder ou mostrar esses componentes (vide http://sharepoint.microsoft.com/Blogs/GetThePoint/Lists/Posts/Post.aspx?ID=386 ). O Link demonstrado aqui fala um pouco sobre os tipos de MasterPage.

Outra dica é utilizar uma Minimal MasterPage (Procure no google e você encontrará diversos modelos), é uma MasterPage com todos os componentes necessários porém sem design nenhum, e você coloca sua estrutura HTML acoplando os componentes já existentes.

*Lembrando que existem diferenças nas estruturas das MasterPages entre as versões Foundation e Server do SharePoint 2010.

A dica é estudar bem a estrutura, e desenvolver sua estrutura HTML acoplando nessa estrutura já existente, e baseado nos conceitos de Tema CSS criados no tópico anterior você conseguirá desenvolver essa expertise muito procurada e pouco encontrada no mercado, a de especialista em Design SharePoint.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.